Muito Além da Remuneração: Como Benefícios Corporativos São Chave na Retenção de Talentos
As pessoas vêm pelo salário, mas ficam pelo benefício. Já ouviu isso antes? Vamos explorar como isso acontece na prática.
O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores e não é apenas determinado pela visão estratégica ou qualidade de produtos e serviços. Nesse sentido, a qualificação e sinergia da equipe são pontos cruciais. Podemos dizer com convicção: os colaboradores são os verdadeiros pilares do bom funcionamento de um negócio.
A maior rotatividade de colaboradores
Em 2022, uma pesquisa realizada pela consultoria de RH Robert Half, feita com 13 países, revelou que o Brasil liderava o ranking global de rotatividade de colaboradores, com um aumento alarmante de 56%. Isso foi impulsionado por uma série de fatores, desde as transformações nos métodos de trabalho até a chegada da pandemia, passando pelo aumento de oportunidades em diversos setores.
No entanto, um obstáculo que afeta a relação funcionário-empresa é a falta de valorização e alinhamento de longo prazo. Em um cenário onde os colaboradores são peças fundamentais no ambiente empresarial, é essencial investir em ferramentas eficazes para fortalecer esses aspectos.
Felizmente, nos últimos anos, uma nova tendência tem se destacado, com os profissionais mais qualificados buscando muito além de salários atrativos. As empresas que valorizam o bem-estar de seus colaboradores são as que conseguem se destacar.
A partir disso, os benefícios corporativos se tornaram uma ferramenta chave para atração e retenção dos talentos. Temos dados que comprovam isso: um estudo realizado pela Work Human em 2021 mostrou que 63% dos profissionais deixariam o emprego por uma vaga com mais benefícios, mesmo com salário igual ou menor.
Benefícios corporativos como o alicerce da retenção de talentos
Os benefícios corporativos refletem diretamente no compromisso de um ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar do funcionário e apoia seu crescimento pessoal e profissional.
É por isso que a oferta de um bom pacote de benefícios está diretamente ligada com a estratégia da empresa e contribui para questões fundamentais, como:
- Construção de uma cultura organizacional sólida e acolhedora;
- Retenção de talentos, diminuindo custos com recrutamento;
- Redução de estresses causados por motivos financeiros nos colaboradores;
- Alinhamento com as expectativas do mercado;
- Fortalecimento da visão sobre a empresa;
- Maior incentivo no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Olhando para estudos, pesquisas e escutando os colaboradores, fica evidente que empresas que adotam uma abordagem estratégica em relação aos benefícios conseguem construir equipes mais comprometidas, produtivas e satisfeitas com o trabalho.
No processo de implementação de benefícios é essencial estar atento aos desejos e necessidades dos funcionários, para que as demandas específicas dos funcionários sejam atendidas. Além de fazer com que as empresas estejam sintonizadas com as expectativas dos mesmos.
Hoje, os benefícios corporativos mais comuns são os voltados exclusivamente para saúde, que já estão incorporados na maioria das empresas. De fato eles são fundamentais e uma forma de garantir amparo e qualidade de vida para o funcionário.
Porém, pensar fora da caixa é um exercício que vai contribuir para que um negócio realmente se destaque e consiga chamar a atenção dos profissionais mais qualificados do mercado. Um RH que desempenha um papel que vai além do esperado alcança resultados incríveis na retenção de talentos.
A principal preocupação de brasileiros, hoje, é o dinheiro
Infelizmente, para a maioria das pessoas, o dinheiro segue sendo a principal preocupação e o maior causador de estresse, impactando diretamente a qualidade de vida e sendo fonte grande de ansiedade. Em 2023, uma pesquisa realizada pela Febraban, revelou que mais de 42% das pessoas dizem nunca ou raramente sobrar dinheiro no final do mês.
Nesse contexto, é fundamental que as empresas pensem nas principais causas que perpetuam a preocupação com o dinheiro e possíveis soluções para esse problema que é tão comum no país. Visto que elas desempenham um papel central no que diz respeito à saúde e segurança financeira.
A mudança precisa ser feita! O comprometimento com a retenção de talentos não é apenas uma estratégia de curto prazo, mas um investimento no sucesso no longo prazo.
Uma das maneiras de fazer isso é inovando na gestão de benefícios e investindo em opções voltadas para a melhoria da saúde financeira e a construção de um futuro tranquilo para seus colaboradores!
Stay, o benefício do futuro que te ajuda na retenção de talentos e reduz custos
A previdência privada corporativa é um benefício que cada vez mais se destaca no cenário empresarial, e não é por acaso. Esse tipo de investimento proporciona vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Do ponto de vista empresarial, contribui em três grandes pilares: (1) a retenção e atração de talentos, (2) redução do custo com folha, e (3) fortalecimento da marca empregadora.
Para os colaboradores, as vantagens incluem (1) diminuição de ansiedade, (2) uma maior capacidade de organização financeira, e (3) benefício tributário.
As empresas têm o poder de influenciar positivamente a segurança financeira da de cada pessoa da equipe, promovendo um ambiente de trabalho onde a saúde financeira é uma prioridade. Na Stay, estamos aqui para auxiliar nesse processo.
Nosso lema é: "Tá valendo sonhar grande!" e queremos que você também entregue essa certeza aos seus funcionários. Transformamos o benefício corporativo em uma ferramenta de retenção de talentos e redução de custos através dos benefícios tributários que só a previdência oferece.