Somos uma plataforma de incentivos de longo prazo. Estamos chegando para descomplicar o jeito de investir no futuro: tanto para empresas quanto para seus colaboradores.
Cerca de 61% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro para investimento ou poupança, segundo uma pesquisa da Ipsos. Nesse cenário, os planos de previdência privada emergem como uma solução eficiente.
Com a confiança de 77% dos brasileiros no empregador para recomendações financeiras, conforme estudo da Edelman, as empresas têm a oportunidade de influenciar positivamente o futuro financeiro de seus colaboradores.
Incluir planos de previdência corporativa no pacote de benefícios pode ser a chave para incentivar uma cultura de poupança e investimento.
Quer saber como esse benefício pode fazer a diferença? Continue lendo para descobrir como contratar o plano ideal na sua empresa.
Os planos de previdência privada nada mais são que uma forma de poupar para o futuro. Ao aderir a um plano, a empresa contribui com uma quantia mensal para um fundo de investimento específico.
Esse fundo é gerenciado por uma instituição financeira, que aplica o dinheiro em diversos ativos, como ações e títulos, buscando a melhor rentabilidade. Com o tempo, esse valor se acumula, formando uma reserva financeira para o colaborador.
Ao alcançar a idade estipulada ou ao se aposentar, ele pode resgatar esse montante ou transformá-lo em uma renda mensal, garantindo assim uma fonte de renda extra para o futuro.
Os tipos de planos de previdência para empresas geralmente se dividem em dois principais modelos:
Além desses, existem ainda os Planos de contribuição variável (CV), que combinam elementos dos dois modelos anteriores. Ou seja, oferece mais flexibilidade tanto para a empresa quanto para os funcionários.
Vale citar que os planos ainda são classificados em PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). A principal diferença entre eles está na forma como o Imposto de Renda incide sobre o valor acumulado e os rendimentos.
O PGBL é ideal para quem declara o Imposto de Renda pelo formulário completo, pois permite deduzir as contribuições do imposto. Já o VGBL é mais indicado para quem declara pelo formulário simplificado ou para quem já atingiu o limite de dedução do PGBL.
Nesse caso, a escolha de uma modalidade ou outra fica a cargo do colaborador.
Leia também: PGBL x VGBL: entenda melhor o que é
Oferecer um plano de previdência corporativa traz diversas vantagens para a empresa, além de beneficiar os funcionários. Esse tipo de benefício ajuda a aumentar a satisfação e a retenção de colaboradores, além de fortalecer a imagem da empresa no mercado.
Confira as principais vantagens:
Leia também: 10 Estratégias para reduzir o turnover na sua empresa
Um plano de previdência corporativa contribui significativamente para a retenção de talentos, pois demonstra o cuidado da empresa com a saúde financeira dos colaboradores.
A pesquisa Tendência em Benefícios Corporativos de 2023 revela que 80% dos trabalhadores mudariam de emprego para uma empresa que se preocupa com suas finanças, e 26% consideram a previdência privada um benefício decisivo para isso.
Além disso, ao criar regras de resgate específicas, como exigir um período mínimo na empresa para ter acesso ao valor total da contribuição patronal, a empresa incentiva a fidelidade dos colaboradores.
Ao fazer uma simples pesquisa, é fácil notar que existe uma infinidade de planos no mercado. Então, como escolher um deles? Para isso, é preciso considerar a estratégia de retenção de talentos e a capacidade financeira da empresa.
Os planos de contribuição definida (CD) são populares por oferecerem previsibilidade nos aportes, enquanto os planos de benefício definido (BD) garantem uma renda específica na aposentadoria.
Já para empresas que buscam flexibilidade, a melhor opção é pelo plano de contribuição variável (CV), que combina características de ambos.
Leia também: Por que investir em estratégia de remuneração e benefícios?
Não existe um plano de previdência corporativa ideal para todas as empresas. A escolha ideal depende de diversos fatores como o perfil dos colaboradores, o tamanho da empresa e os objetivos financeiros.
No entanto, em um cenário empresarial complexo e burocrático como o brasileiro, um bom plano deve ser flexível, com taxas competitivas e processos simples.
É importante verificar a possibilidade de aportes adicionais e resgates de forma ágil, além da portabilidade para outros planos, caso necessário.
A rentabilidade histórica é um bom indicador, mas não garante o futuro. Facilidade de gestão e atendimento também são vitais para uma boa experiência.
Dito isso, chegou a hora de conhecer como a Stay pode ser a solução que sua empresa precisa!
A Stay é uma solução completa e digital para oferecer previdência privada à sua equipe. Flexível e sem burocracia, a Stay permite que você personalize o plano de acordo com os seus objetivos e os de seus colaboradores.
Com a Stay, você conta com a expertise da Zurich, uma das maiores seguradoras do mundo, e a praticidade de um processo 100% digital.
Em quatro passos simples, a Stay te ajuda a implementar a previdência privada na sua empresa: diagnóstico das suas necessidades, criação de uma estratégia personalizada, definição das regras do plano e implementação completa.
Com a Stay, você garante um benefício atrativo para seus colaboradores e simplifica a gestão da sua empresa. Acesse e conheça!
Oferecer planos de previdência privada é uma decisão estratégica para empresas que buscam atrair e reter talentos, além de demonstrar cuidado com o futuro financeiro de seus colaboradores.
Ao escolher um plano adequado, a empresa garante um benefício valioso e contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais motivador.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e confira mais assuntos relacionados a este!