Estratégia de remuneração e benefícios: por que investir?
Uma estratégia de remuneração e benefícios tem vantagens para os colaboradores, mas também é muito interessante para as empresas. Veja por que e como investir!
Somos uma plataforma de incentivos de longo prazo. Estamos chegando para descomplicar o jeito de investir no futuro: tanto para empresas quanto para seus colaboradores.
As estratégias de remuneração e benefícios são métodos que devem ser, cada vez mais, verdadeiros aliados às estratégias da empresa.
Isso porque a relação com o trabalho que os funcionários possuem com as empresas têm mudado e, além do salário, uma série de outras questões têm sido consideradas pelos colaboradores.
Empresas que estão atentas a essas mudanças saem na frente e podem otimizar a relação com seus colaboradores e melhorar a cultura organizacional.
Estratégia de remuneração e benefícios: como funciona?
Uma estratégia de remuneração e benefícios é um plano da organização para recompensar funcionários de maneira justa, competitiva e integrada aos objetivos da empresa. A prática é comum em gestões humanizadas e tem o objetivo de beneficiar o colaborador pela sua contribuição à empresa.
Quando bem implementada, essa política não beneficia apenas os colaboradores, mas traz inúmeras vantagens para as empresas.
Atrair, motivar e reter talentos são os principais, mas ao longo deste conteúdo, vamos falar também sobre outras vantagens. Vem com a gente!
Estratégia de remuneração e benefícios: 6 exemplos
Para começar, conheça alguns exemplos de estratégias de remuneração e benefícios que podem ser colocados em prática por aí!
Remuneração por desempenho
Na remuneração por desempenho, também chamada de remuneração por performance, leva-se em consideração a entrega de resultados pelo colaborador.
É uma remuneração variável que, geralmente, depende de metas claras e alcançáveis, e de um sistema de classificação para mensurar a performance dos colaboradores.
Previdência privada
A previdência privada é uma estratégia de remuneração e benefício que visa o longo prazo e oferece mais qualidade de vida para o colaborador, dando a ele uma perspectiva de segurança para o futuro.
Com a situação da previdência social no país, o benefício é um grande incentivo aos colaboradores a pensar no futuro e poupar de maneira eficiente.
Como essa é uma preocupação da maioria da população, o benefício é uma oferta competitiva que aumenta a atração de talentos, melhora o engajamento e ainda oferece vantagens fiscais diretas para as empresas.
Pacote de benefícios
O pacote de benefícios inclui uma série de incentivos que podem ser apresentados aos colaboradores de diferentes maneiras.
Os benefícios trabalhistas são aqueles já previstos na legislação, de direito do colaborador, como férias remuneradas e licença-parental, por exemplo.
Mas existem também osbenefícios corporativos, que funcionam como um extra para fazer com que os funcionários se sintam valorizados e cuidados.
Nessa categoria se encaixam, por exemplo, plano de saúde, seguro de vida e programas de bem-estar, como é o caso dos planos de academia.
Participação nos Lucros (PLR e PPR)
A PLR e a PPR nada mais são do que bonificações que oferecem aos funcionários a oportunidade de participar dos lucros e resultados da empresa.
A diferença é que enquanto na Participação nos Lucros e Resultados o valor pago é referente ao lucro da organização, no Programa de Participação em Resultados o valor está relacionado ao alcance das metas pelo colaborador.
Podem ser oferecidos anualmente ou até em ocasiões específicas para motivar os colaboradores a bater as metas.
Home office e flexibilidade de horário
O home office e os horários flexíveis são muito valorizados pelos colaboradores e não são benefícios custosos para as empresas.
Se o colaborador consegue fazer suas atividades de casa, por exemplo, é possível oferecer um ou dois dias da semana de home office, proporcionando a ele mais controle sobre sua rotina, menos estresse e mais tempo livre, já que ele evita perder tempo com deslocamento.
Atualmente, muitos funcionários valorizam mais esse tipo de benefício do que salários altos, por exemplo. Isso é bastante comum entre a geração Z.
Treinamento e desenvolvimento
Investir em cursos de desenvolvimento para os funcionários também é uma estratégia de remuneração e benefício.
A empresa pode, inclusive, criar uma cultura de aprendizagem dentro da empresa, incentivando o desenvolvimento profissional, o que beneficia tanto a companhia quanto o colaborador, criando um vínculo positivo entre eles.
Imagine, por exemplo, o que um desenvolvimento de lideranças pode proporcionar à sua empresa. Líderes mais eficientes e comprometidos ajudam no ganho de produtividade, são mais proativos e incentivam o bem-estar das equipes.
Além disso, você pode descobrir talentos escondidos e incentivar o desenvolvimento dos próprios colaboradores ao invés de contratar líderes prontos que combinem com o perfil da empresa.
Por que investir na estratégia de remuneração e benefícios?
Descubra as principais vantagens da estratégia de remuneração e benefícios!
Atrai e retém talentos
Os benefícios podem ser oferecidos junto com as vagas e ajudam a atrair e, principalmente, reter talentos, uma dificuldade para muitas empresas que sofrem com alto turnover.
Melhora a adesão e o engajamento: o sonho de toda corporação é que o funcionário “vista a camisa da empresa”.
E com a adoção das estratégias certas fica muito mais fácil, afinal, existe um reconhecimento mútuo: se o colaborador identifica que a empresa está comprometida com ele, também tende a se comprometer.
Alinhar expectativas e objetivos
O estabelecimento de metas claras para a estratégia de remuneração e benefícios, posiciona empresa e funcionários na mesma página e melhora o comprometimento de ambas as partes.
Reduz conflitos trabalhistas
Mais interessante do que lidar com conflitos trabalhistas de maneira saudável, o melhor é evitá-los.
Colaboradores que recebem salários e benefícios de maneira justa são menos propensos a mover ações trabalhistas e a se sentirem insatisfeitos no trabalho.
Investir em uma estratégia de remuneração e benefícios contribui para o bem-estar das empresas.
Ao reconhecer e recompensar os funcionários de maneira justa e competitiva, as empresas não apenas atraem e retém talentos, mas também aumentam a motivação, o engajamento e a produtividade da equipe.
Além disso, um bom plano de benefícios pode alinhar os objetivos dos colaboradores com os da empresa, reduzir conflitos trabalhistas e promover uma cultura organizacional positiva.
Adotar essas práticas é um passo fundamental para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e eficiente, além de fortalecer a posição da empresa no mercado.
Descubra quanto sua empresa pode economizar. Use nossa calculadora de economia e comece a reduzir seus custos agora mesmo!